Zona de Lazer do Boiçô

A água é um recurso natural, essencial à vida. Já nos cansámos de ouvir esta expressão, pela sua utilização e maturação. Jamais seria possível colocarmo-nos numa perspetiva de isolamento em relação a este bem, enquanto habitantes da terra. Sendo a água um bem essencial à vida e fonte contributiva para o desenvolvimento humano, não a podemos dissociar da vertente social e cultural da nossa sociedade. As sociedades desenvolvem-se segundo estratégias financeiras e económicas, mas sempre aliadas a perspetivas sociais e culturais. O ser humano não pode isolar-se, precisa de se relacionar, de manter o seu bem-estar generalizado, garantido assim a sua qualidade de vida, que lhe permita um maior e melhor rendimento no seu dia-a-dia.

Podemos considerar que a nossa freguesia (Várzea dos Cavaleiros) foi positivamente bafejada pela sorte, no que toca a recursos hídricos, nomeadamente por ser atravessada por 3 (três) ribeiras (Sertã, Tamolha e Isna). No entanto, se não soubermos aproveitá-las de forma a criar reservas, ou a manter as existentes, que possibilitem a defesa das populações aquando das secas em anos de escassas chuvas, desperdiçamos o que a natureza nos oferece gratuitamente, desperdiçamos o bem essencial à nossa existência (animal e vegetal), e bem assim, também à nossa felicidade, bem-estar, convívio, lazer, e tudo o resto que fazemos fora da nossa semana de trabalho.

Foi a pensar num aproveitamento responsável, que a Junta de Freguesia da Várzea dos Cavaleiros, pensou em desenvolver um projeto que, aliado à maior facilidade no combate a incêndios florestais, vem proporcionar à população em geral, uma área de lazer, para todos aqueles que sabem disfrutar dos recursos do maravilhoso interior. Este projeto, também pretende atrair para o seu território o maior número de pessoas, de forma a explorarem as grandes potencialidades do interior.

Neste ambiente de águas puras, pretendemos todos, preservar o nosso meio natural, com projetos que não perturbem a fauna e flora da nossa região, e contribuam para o convívio intergeracional, bem-estar emocional e ocupação dos tempos livres das populações.

Nesta perspetiva globalizante, a Junta de Freguesia da Várzea, depois de muito trabalho e dedicação, vê aprovada a candidatura a fundos comunitários, que promoveu junto da Pinhal Maior, e que pretende desenvolver nos próximos 2 (dois) anos.

Tal candidatura prevê um financiamento a fundo perdido de 50% do total elegível, tendo a entidade promotora que autofinanciar-se do restante.

A Junta de Freguesia, como entidade promotora e autora deste projeto, irá desenvolvê-lo e contará com a colaboração da Câmara Municipal da Sertã, que publicamente, na pessoa do Sr. Presidente, já se mostrou disponível para colaborar.

Estamos certos que contribuiremos de forma adequada, responsável e sustentável para o desenvolvimento da nossa terra, pois que, outros projetos poderão surgir, no seguimento deste, e poderão ter uma amplitude municipal, se houver visão estratégica para o futuro.


A Presidente de Junta de Freguesia,
Maria Gracinda Marçal